ALIANÇA DE NOIVADO

O noivado é o tempo entre o pedido e a oficialização do casamento. A aliança de noivado é utilizada para representar esse momento e demonstrar a intenção que um casal tem de oficializar a união através do casamento.

Além do significado romântico, a aliança de noivado tem toda uma história que envolve a área financeira e a segurança do relacionamento. Antigamente a aliança de noivado era utilizada para demonstrar para família da mulher que homem seria capaz de sustenta-la e também era uma garantia que o compromisso de se casar seria honrado.

Ao contrário do anel de noivado que somente a noiva utiliza a aliança de noivado deverá ser usada por ambos os noivos, normalmente é mesma aliança que será utilizada no casamento, apenas será trocada de mão, a aliança de noivado é utilizada no dedo anelar da mão direita e após o casamento a aliança passa a ser utilizada no dedo anelar da mão esquerda.

Modelos de aliança de noivado

O mais comum é utilizar uma aliança de noivado feita em ouro amarelo principalmente por uma questão de praticidade e economia, como dito anteriormente na maioria dos casos essa será a mesma aliança que será usada para o casamento e normalmente as alianças de casamento são feitas em ouro amarelo.

Mas a escolha do tipo de ouro utilizado é uma questão de gosto, o ouro branco também poderá ser utilizado para confeccionar a aliança de noivado, mas o que é visto com frequência é a sua utilização na confecção de anéis de noivado (uma cultura que não é comum aqui no Brasil) e também em alianças de compromisso que são utilizadas por casais que ainda estão namorando.

A utilização de pedras preciosas na aliança de noivado

Os modelos são os mais variados além da escolha do tipo de ouro, o casal também pode optar por colocar na aliança de noivado pedras preciosas, o mais comum é encontrar diamantes na aliança da noiva, mas alguns casais pedem que as pedras sejam colocados em ambas as alianças, na aliança da noiva diamantes brancos e na aliança do noivo diamantes negros por exemplo. Mas nesse caso os diamantes não são projetados para fora do aro como acontece no anel de noivado.

A largura e formato externo da aliança de noivado

Outro ponto importante é definir a largura das alianças, existem alianças de noivado discretas que vão de 2mm a 4.5mm, alianças intermediárias que são de 5mm a 6.5mm e as alianças largas que passam a ser de 7mm a 9mm. Qual modelo escolher? Novamente essa é uma questão de gosto pessoal e também de conforto, algumas pessoas não sentem confortáveis usando alianças muito grossas.

Lembrando que a largura da aliança de noivado está ligada diretamente a quantidade de ouro utilizado em sua confecção, quanto mais larga maior será o valor investido para adquiri-la. Então fique atento ao orçamento disponível para aquisição das alianças.

Além do tamanho o casal poderá escolher também o formato externo das alianças o mais tradicional são os modelos arredondados, mas existem casais que preferem inovar optando por modelos com acabamento externo reto.

O mais importante é buscar por uma aliança de noivado que realmente represente para o casal um elo de amor e união e isso é muito particular, vai além do modelo e do preço.